A anafilaxia (ou reação anafilática) é uma reação de início súbito e evolução rápida, que pode afetar simultaneamente vários sistemas do corpo: pele, aparelho respiratório, digestório e cardiovascular. Em geral é grave e pode levar a morte.
Ocorre devido a uma falha no sistema de defesa do organismo que passa a produzir uma resposta exagerada contra substâncias inofensivas para a maioria das pessoas. É uma emergência médica e precisa ser rapidamente reconhecida e tratada.
As causas de anafilaxia são bastante variadas, sendo as mais comuns: alimentos, medicamentos, anestésicos, venenos de insetos, contrastes radiológicos, transfusões de sangue ou derivados do sangue e ainda o látex (derivado da borracha presente em equipamentos médicos, balões de ar, preservativos, entre outros).
A anafilaxia é denominada idiopática quando nenhuma causa é reconhecida ou identificada.
O edema da glote é um inchaço muito intenso da laringe (glote) que impede a pessoa de respirar, levando à asfixia. É uma manifestação grave que pode ocorrer em alguns casos de anafilaxia, com potencial risco de morte.
É frequente a anafilaxia com sintomas na pele e no sistema respiratório.
O medicamento mais importante e eficaz no tratamento da anafilaxia é a adrenalina (nome científico: epinefrina, que deve ser aplicada de forma injetável no músculo da coxa podendo ser repetida em 5 a 15 minutos se não houver melhora dos sintomas. A adrenalina evita o fechamento das vias respiratórias e o choque anafilático, que são as situações mais graves da anafilaxia. O local de aplicação mais adequado é a região lateral da coxa porque nesse local a absorção do medicamento é mais rápida.
Sobre o medicamento: Guardar na embalagem original, em temperatura ambiente e protegida de luz solar. Não deve ser conservada em geladeira. Evitar deixar em alta temperatura, como por exemplo, em um carro exposto a sol e calor. Ter sempre disponíveis dois dispositivos autoinjetáveis de adrenalina, para o caso de não poder ser atendido em hospital de imediato. Checar sempre a validade do medicamento.